Perguntas e respostas sobre histerossalpingografia

• O que é a histerossalpingografia?
Histerossalpingografia é um exame de imagem contrastado usado principalmente para se avaliar o formato do interior do útero e das tubas uterinas.
Para o exame, injeta-se um líquido (o contraste) através do orifício do colo uterino e realizam-se várias radiografias em sequência com o intuito de se observar o ‘caminho’ que esse líquido faz por dentro do útero, em direção às tubas uterinas.
Defeitos de formação desses órgãos ou obstruções podem ser facilmente detectados com esse método, que é utilizado na investigação clínica de mulheres que têm dificuldade para engravidar. A partir do seu resultado, o médico pode programar o tipo de tratamento ou procedimento de reprodução assistida que poderá ser aplicado.

• Histerossalpingografia dói?
Pode haver algum desconforto durante a histerossalpingografia, mas em geral as pacientes não relatam dores importantes.
O exame é feito em posição ginecológica, semelhante à coleta do exame de Papanicolau. É então introduzida uma pequena sonda através do colo uterino, por onde se injeta um contraste. A seguir, é realizada uma sequência de radiografias.
Às vezes, o médico pode recomendar que a paciente utilize alguma medicação analgésica ou anti-inflamatória alguns minutos antes ou após o exame, para evitar desconfortos mais intensos.


exame-histerossalpingografia

• Histerossalpingografia ajuda a engravidar?
A histerossalpingografia não é um tratamento, mas sim um exame utilizado na investigação das causas de infertilidade.
Nele, são feitos vários raios-X após a introdução de um líquido (um contraste) através do pequeno orifício do colo uterino. Assim, o médico pode observar o formato do útero e das tubas uterinas, e se há alguma obstrução nesses órgãos.
A partir dos resultados, é possível programar algum tratamento ou indicar procedimento de reprodução assistida como, por exemplo, a fertilização in vitro.

Deixe um comentário

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

Acima ↑