O que é acantose nigricans?

É uma lesão na pele que provoca espessamento e hiperpigmentação. Deixa a região acometida escura e com aspecto aveludado e está bastante relacionada com a obesidade. Algumas lesões possuem característica congênita, outras são componentes de uma síndrome paraneoplásica. Esta condição foi pela primeira vez descrita por Sigmund Pollitzer e por Viktor Janovsky, por volta de 1890. A lesão pode surgir em qualquer local do corpo humano, porém há uma preferência pelas partes de dobras como axilas, pescoço, virilha, mãos e pés.

Acomete tanto homens quanto mulheres e indivíduos negros parecem ser mais vulneráveis a tanto. Pessoas sedentárias e obesas fazem parte do grupo de risco, assim como aquelas que sofrem de alterações endocrinológicas. A acantose nigricans é dividida em quatro espécies: a síndrome de Miescher, que é benigna e possui caráter hereditário, a síndrome de Gougerot Carteaud, também benigna e possivelmente hereditária, a pseudo-acantose nigricans, que é a forma juvenil e está associada a alterações endocrinológicas e a acantose maligna, manifestação paraneoplásica que acomete adultos e possui relação com tumores.

SINTOMAS
As lesões surgem de forma progressiva e gradual. Aos poucos certas áreas do corpo começam a ficar mais e mais escuras. Tanto nos homens quanto nas mulheres elas possuem a mesma aparência. Em pessoas obesas possuem lugares em comum, entretanto, na grande maioria os locais mais acometidos são as dobras e as pregas como as axilas, a virilha e o pescoço. Não são doloridas e somente em algumas pessoas costumam provocar coceiras. As acantoses malignas podem vir acompanhadas de sintomas mais fortes, já que geralmente estão associadas a tumores.

Os sinais mais evidentes de acantose nigricans são, portanto, áreas escuras e grossas em regiões de dobras e pregas. Podem ou não causar coceira. Diante destes indícios não deixe de buscar por ajuda. Apesar de não trazerem muitos transtornos algumas acantoses podem ser malignas ou ser sintomas de outras doenças preocupantes.

PREVENÇÃO
Certas acantoses possuem origem congênita, nestes casos não há muito o que se fazer. Basicamente, é importante consultar com frequência um médico especialista para que a saúde de sua pele esteja sempre monitorada. Casos na família também devem servir como um fator preocupante. Existindo parentes com tal disfunção realize exames de rotina e cuide do seu corpo. A obesidade, por exemplo, é uma das principais condições que leva a pessoa a desenvolver acantose nigricans. Portanto, mantenha hábitos alimentares saudáveis e pratique exercícios físicos. O sedentarismo é algo que deve ser evitado por todos.
Alguns medicamentos, como hormônios de crescimento e pílulas anticoncepcionais, também podem acabar provocando estas lesões na pele. Fique atento a este fato e diante de qualquer evidência converse com um profissional.

TRATAMENTO
Não há atualmente um método de tratamento único para acantose nigricans. Alguns remédios são utilizados com o intuito de prevenir alterações na pele e amenizar as já existentes. E é nisto que o tratamento acaba se baseando.

Sessões de laser e de dermoabrasão estão provocando resultados favoráveis em muitas pessoas e são algumas das alternativas mais recorridas. Estes procedimentos ajudam a amenizar os danos e a deixar a superfície acometida menos espessa. As áreas escuras e grossas da pele deixam muitos pacientes com vergonha de sair à rua ou de usar pouca roupa. Um acompanhamento psicológico pode ser considerado para ajudá-los a levar uma vida melhor. Grupos de apoio também são uma boa alternativa.

Diante dos sinais é imprescindível buscar por ajuda. Somente um profissional poderá avaliar cada situação e decidir se é ou não grave. Nunca realize auto-medicações. O uso incorreto de fármacos pode piorar um estado ou ainda mascarar doenças mais graves. Portanto, consulte sempre um profissional para saber qual é a melhor abordagem. Existem no mercado alguns cremes e pomadas com vitamina A que ajudam a deixar a pele mais brilhante e esconder um pouco as lesões. Pergunte sobre esta opção para o médico. Tire com ele as dúvidas e converse sobre as incertezas, sua saúde depende disto.

 

Deixe um comentário

Blog no WordPress.com.

Acima ↑