A surpreendente verdade sobre Síndrome dos Ovários Policísticos

Pobres ovários. Eles vivem sendo acusados de crimes que não cometeram. Quero entrar na conversa aqui e garantir a vocês jovens mulheres de toda parte: seus ovários não são seus inimigos. Por favor não desistam deles. Com o suporte nutricional correto, seus ovários podem e vão voltar a fazer exatamente o que devem.

O diagnóstico da Síndrome do Ovário Policístico (SOP) parece ameaçador. A palavra ovário aparece bem no meio do nome da condição, então os ovários devem ser os culpados, certo? Errado.

Um diagnóstico de SOP é dado muito frequentemente e com pouco cuidado. Mulheres são enganadas pela afirmativa de que algo anormal foi visto no ultrassom. Elas acreditam que os “cistos detectados” vão causar ganho de peso, infertilidade e doença cardíaca. Mas nada disso é verdade.

Esclarecendo as coisas:

✘ Falso: SOP pode ser diagnosticada por ultrassom

Cistos são normais em ovários. Cistos ovarianos são os sacos ou folículos que contém os óvulos. O que seria do ovário sem eles ? A cda mês, novos folículos crescem e são reabsorvidos. A cada mês, você tem um conjunto completamente diferente de folículos. Essa é a razão de porque, a cada mês, seus ovários parecerem diferentes no ultrassom.

O ovário normal deveria ter – na média – 6 a 12 folículos de tamanhos variados. O ovário policístico tem – por definição – mais de 12 pequenos folículos subdesenvolvidos. Por que os folículos são pequenos e subdesenvolvidos ? Porque a ovulação não ocorreu naquele mês. O ultrassom não pode explicar o motivo da ovulação não ocorrer, nem pode prever se a ovulação vai ocorrer no mês seguinte. Às vezes a ovulação simplesmente não acontece, e essa é a razão pela qual os ovários de mulheres normais frequentemente são policísticos. Tome uma mulher saudável qualquer na rua, e faça um ultrassom: em 25% das vezes você vai ver ovários policísticos. Teste a mesma mulher alguns meses depois, e seus ovários estarão normais. E é por isso que os experts concordam que ultrassom não pode ser usado para diagnosticar a condição SOP.

(Uma nota rápida sobre outros tipos de cistos ovarianos anormais. Há muitos tipos de cistos ovarianos patológicos, incluindo cistos dermóides, cistos hemorrágicos e os cistos cor de chocolate da endometriose. Esses são outros tipos de problemas, e não entram na discussão sobre SOP).

 Verdade: SOP é mais diagnosticado do que deveria

 A história que mais se ouve é mais ou menos assim:
  • Começou a tomar anticoncepcionais quando adolescente, para a pele
  • Deixou de tomar na casa dos 20 ou 30 anos
  • Ciclos menstruais não apareceram (provavelmente por causa da síndrome pós-pílula)
  • Acne surge com força (provavelmente por causa da retirada da pílula)
  • Ultrassom mostra que os ovários tem aparência policística
  • O médico diagnostica SOP sem fazer quaisquer testes sanguíneos
  • O médico prescreve anticoncepcional

Por favor, compreenda: às vezes – e por todos tipos de razões diferentes – as mulheres enfrentam obstáculos temporários à ovulação, que implicam em obstáculos a ciclos menstruais regulares. Você pode ter meses nos quais você não ovula, mas isso não significa que você tem a condição permanente de SOP.

Como exploraremos em artigos a seguir, obstáculos à ovulação incluem insulina, açúcar, inflamação, toxinas ambientais, glúten, hormônio luteinizante, tireoide, prolactina, estresse e muitas outras coisas. O diagnóstico real requer um histórico de saúde detalhado e exames de sangue. Às vezes é simples, e às vezes é complicado. Mas o diagnóstico real é algo que a maioria dos médicos não querem perseguir. É muito mais fácil pedir um ultrassom e jogar um diagnóstico de SOP na sua cara.


✘ Falso: SOP é uma doença ovariana

SOP não é uma condição ovariana. São muitas condições hormonais de corpo inteiro que afetam os ovários. Eu argumentaria que os ovários são as vítimas dos problemas hormonais subjacentes.

Quando confrontados com inflamação, excesso de sinalização de insulina e outras questões, os ovários de algumas mulhers respondem desligando a ovulação e produzindo testosterona ao invés. Sim, provavelmente há um fator genético para essa tendência. Outras mulheres podem encarar a mesma inflamação e resistência à insulina, e ainda assim seus ovários resistem. Dito isso, não são os ovários que precisam de tratamento. O que precisa de tratamento é a condição hormonal ou metabólica subjacente.


✔ Verdade: SOP precisa de uma mudança de nome

Em janeiro de 2013, um painel de experts da NHI (National Health Institute – Instituto Nacional de Saúde) afirmou que o termo SOP é confuso. Eles pediram pela renomeação do termo. Ele precisa de um novo nome, disseram, porque SOP não é uma condição ovariana.

O Dr. Robert Rizza da Clínica Mayo – e membro do painel da NHI – resume a mudança de nome:

“[O nome SOP]… foca-se em um critério – nomeadamente a morfologia do ovário policístico – que não é necessário e nem suficiente para diagnosticar a síndrome. É hora de atribuir um nome que reflita as complexas interações metabólicas, hipotalâmicas, pituitárias, ovarianas e adrenais que caracterizam SOP”

Artigo traduzido por Hilton Sousa. O original está aqui.

14 comentários em “A surpreendente verdade sobre Síndrome dos Ovários Policísticos

Adicione o seu

  1. ui ao médico ginecologista,e ele me disse que estava com síndrome dos ovários policísticos ,falei pra ele de todos os sintomas.Barriga enchada, distúrbio menstrual,menstruação vindo duas vezes ao mês, horas em que vinha mais outras vinha de menos, meses em que nem vinha,cólica,pele oleosa,acneica,cabelo caindo,lábios ressecados,hinsurtismo,sonolência,e etc e tal.aí ele me disse que eu estava com síndrome do ovário policístico e que eu deveria tomar remédio anticoncepcional durante uns 6 meses e que estaria curada!

    Curtir

    1. Nossa, que vontade de bater a cabeça desse médico na parede! Infelizmente não existe cura para a SOP e os anticoncepcionais são máscaras para os sintomas. Eles não vão na raiz do problema, apenas disfarçam eles. Procure outro médico 😉

      Curtir

  2. Já recebi diagnóstico de SOP de 5 médicos diferentes, porém no meu caso não há resistência a insulina, testosterona total normal e a livre baixa, porém meu SHBG nas alturas! Não sei mais o que fazer. Insistem em receitar anticoncepcional, mas não me sinto bem tomando

    Curtir

    1. Olá, Tiffany. Procure um endocrinologista e insista dizendo que não quer tomar o anticoncepcional. Existem outras medicações, como a metformina e o glifage. Procure um endocrinologista pois é mais indicado para a SOP. Espero ter ajudado!

      Curtir

  3. Tenho 18 anos e tomo diane 35 há 6 anos pois tenho SOP.
    Qual é então o tratamento para este problema, já que não tem cura?
    Minha médica disse que se eu não tratasse, poderia não ter filho no futuro…
    Obrigada!

    Curtir

    1. Olá, Fernanda. Esse é o discurso mais usado pelos médicos para nos assustar e nos fazer engolir essas pílulas. Existem outras formas de tratamento, como reeducação alimentar e exercícios físicos, além de medicações como Metformina e Glifage. Procure um endocrinologista pois ele é mais indicado para tratar a SOP. Espero ter ajudado!
      Nati

      Curtir

    1. Hemograma completo 🌼
      Colesterol, HDL, LDL, não HDL 🌼
      Triglicérides 🌼
      Glicose 🌼
      Insulina 🌼
      Ureia
      Creatinina
      Sódio
      Potássio
      Ácido úrico
      T3 🌼
      T4 🌼
      TSH 🌼
      T4 livre 🌼
      Estradiol 🌼
      FSH 🌼
      LH 🌼
      Progesterona 🌼
      Testosterona livre e total 🌼
      Hemoglobina glicada
      Vitamina D 🌼
      Prolactina 🌼
      Alfa hidroxiprogesterona
      Dehidroepiandrosterona sulfato
      DHEA-S 🌼
      Androstenediona 🌼

      Florzinha é o que você deve fazer. os outros pode deixar, mas são importantes também.

      Curtir

  4. Oi me chamo Késia. Minha Go me passou so a endovaginal pélvica e uns 4 exames de sangue e já falou que estava com ovário policístico sempre estive abaixo do peso pois como muito mal e minha menstruaçao sempre foi inrregular. So que nates de começar a tomar anticonp. Eu fiz exames e não tinha nada, e agora que estou casa e tomo e parei a pouco tempo fiz o exame e deu. Esta a baixo do peso pode esta gerando o distúrbio? Pode ter dado um falso negativo no exame?

    Curtir

  5. Olá!
    Estou querendo fazer um trabalho científico sobre o diagnóstico atual de SOP. Você recomenda alguma literatura que afirme que virou um diagnóstico “dado a rodo”, sem os devidos exames necessários?

    Curtir

Deixe um comentário

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

Acima ↑